rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

10.4.10

Lugares - Mesopotâmia (Parte I)


Com o nome Mesopotâmia se descreve a mais antiga região da Terra, o berço real da civilização. É um lugar sagrado, profundamente sagrado e relembra os episódios grandiosos, alinhados na Bíblia e apontados na história e vividos por gerações sucessivas.

O nome Mesopotãmia:

Alexandre, o Grande, chama Hé Mése Tón Potamón (literalmente vem a ser: "entre rios"). Referiu-se à faixa de terra compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. As designações akadianas, do primeiro e do segundo milênio a.C., para essa mesma região eram: Mât Biritim, que quer dizer "país que está" e Birit Narim, que quer dizer "entre o rio". Esses termos descrevem as terras situadas na grande curva do Eufrates, que vão de Cárquemis e Tapsaqu até os afluentes do Habur. Os egípcios chamavam essa porção de terra de Nhryn e Naharina e assim mesmo nos textos de Tel-el-Amarna. No Velho Testamento aparece Naharaym, designando não somente as terras compreendidas entre o Tigre e o Eufrates, mas incluindo alguns países vizinhos da margem ocidental, especificamente do Eufrates. Nos textos cuneiformes primitivos esse território é chamado Ebirtim ou Eber Naharim - Eberti e também Naharim. O Velho Testamento registra cinco vezes a palavra Mesopotâmia (Gn 24.10; Dt 23.4; Jz 3.8,10; 1 Cr 19.6), e o Novo Testamento registra 2 vezes (At 2.9; 7.2). Esses textos, porém, indicam, quase todos, não somente as terras entre o Tigre e o Eufrates, mas outros países tanto no leste como no oeste dos dois famosos rios.

Limites:

Os autores divergem quanto aos limites da região comumente chamada Mesopotâmia. Uns estabelecem os seguintes marcos para a Mesopotâmia: Golfo Pérsico, Elã, Montes Zagros, Deserto Sírio-Arábico e os Montes da Armênia. Outros autores incluem na região somente Caldeia, Assíria e Harã. Esses três países ficam realmente na faixa de terra entre o Tigre e o Eufrates. Mas, com o nome Mesopotâmia, costuma-se colocar, além do vale entre os dois rios, os seguintes lugares: a oeste Síria e Cárquemis; ao norte Armênia; a leste Pérsia ou Elã, Anshan, Pártia, Hircânia e Média; ao sul o Golfo Pérsico. Modernamente, essa região é ocupada pelos seguintes países: ocidente (Arábia Saudita, Kuwait, Iraque e Síria); norte (Turquia); leste (Irã); sul (Golfo Pérsico, em cujas proximidades estão os Emirados Árabes Unidos).

Por Mesopotâmia, neste estudo, entendemos a região situada entre os rios Tigre e Eufrates.

Próximo post de "Lugares": Mesopotãmia (Parte II)

0 comentários:

Postar um comentário